17/08/2024

A literatura gótica não está morta

    Oi, eu sou a Stef! ✦•┈๑⋅⋯ ⋯⋅๑┈•✦

   Em meu canal do Youtube recebo constantemente comentários de pessoas que tem a ideia de que o gótico é apenas aquilo que existiu no passado. Eu detesto esse tipo de visão.
  O gótico com certeza possuí muitas raízes no passado, não apenas nos aclamados anos 80, mas em inspirações de séculos antes. Mas, acho que precisamos ter em mente a natureza disruptiva da Subcultura. Estamos em 2024 e os questionamentos abordados em obras góticas continuam muito próximos da nossa realidade. Carregamos múltiplas características, mas como um imortal vampiro, nos adaptamos ao atual.


  Com essa ideia de adaptação e renovação, eu decidi fazer esse post para arrancar a literatura gótica atual da escuridão. 
  A literatura gótica clássica sempre será aclamada e sua importância nunca será perdida. Mas, acho que precisamos começar a notar que a literatura não se resume ao passado, nossas gerações carregam coisas tão importantes quanto as do passado para dizer. 
  O que eu mais gosto nessa nova geração de escritores é como consigo me identificar com seus personagens e histórias, mesmo que sejam distantes da minha realidade. Outro fator que me faz amar a literatura gótica atual é que os autores brasileiros tem conseguido bastante espaço, e sinceramente, é maravilhoso ler histórias sombrias ambientadas em cenários conhecidos.
  Para concluir, quero deixar algumas recomendações de literatura gótica atual. Algumas eu já tive contato, outras estão na minha lista. Segue abaixo:

  • Renascimento Sombrio (Piter Salvatore)
  • Reflexos: Uma Releitura Gótica de Branca de Neve (Amanda Galvão)
  • Mansão Mohr (Patrícia Ferreira)
  • Gótico Natalino (Larissa Brasil/Vitória Vozniak)

  Até mais! ✩₊˚.⋆☾⋆⁺₊✧ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário