02/07/2024

Como ter um guarda-roupa gótico/alternativo sustentável e gastar pouco ao mesmo tempo ✿

  Oi, eu sou a Stef! ✦•┈๑⋅⋯ ⋯⋅๑┈•✦

  Uma das discussões mais recorrentes no cenário da moda, seja ela alternativa ou não, é a questão do consumismo e da sustentabilidade. Eu particularmente me interesso bastante pelo tema, e cada vez mais tento ser crítica e consciente de tudo o que eu consumo, mas ao mesmo tempo também tenho consciência de que muitas das peças de roupa sustentáveis podem ser bem caras, logo inacessíveis para boa parte das pessoas. Pensando nisso, decidi fazer esse post dando todas as dicas que eu sigo para gastar pouco e ao mesmo tempo evitar o consumismo.


  ♡ Dica 01: Fuja de promoções relâmpago

  Promoções podem ser ótimas, mas ao mesmo tempo são bem perigosas se você comprar sem planejamento. Não compre roupas simplesmente por estarem baratas, pense bem! Será que você realmente precisa e vai usar aquela peça? Coisas baratas demais podem ser de qualidade baixa, e não só isso, podem ter tido uma produção bem antiética. 
  Ao invés de comprar sem pensar, eu recomendo o seguinte: Se planeje anteriormente, arrume seu guarda-roupa, pense nos lugares que você frequenta no seu dia a dia e pense em peças que você realmente precisa e irá usar.

  ₊ ⊹ Como aproveitar promoções de forma inteligente?

 Comece a se planejar um mês ou algumas semanas antes de comprar. Verifique se sua loja de preferência possui um sistema de pontos/cupons e acumule, assim você não fica presa em promoções de itens específicos, pois pode usar seus cupons em qualquer peça que queira. 
  Tendo mais tempo de planejamento você também tem mais tempo para pesquisar por opções mais éticas. É importante destacar que mesmo dentro de plataformas grandes, como por exemplo a Shopee, é possível sim encontrar produtos sustentáveis. Inclusive, é possível encontrar até mesmo sebos e brechós por lá.

Dica 02Onde comprar (Opções caras e baratas)

  Quando falamos de moda alternativa precisamos ter várias coisas em mente. Primeiro de tudo: A moda alternativa tem suas raízes no faça você mesmo. O nome alternativo não vem do nada, o alternativo é o oposto ao dominante, ou como geralmente dizem ao mainstream. Boa parte da "moda alternativa" que vemos na mídia popular ou em lojas populares não condiz totalmente com o que o alternativo é de verdade, o que vemos nesses lugares é uma versão comercializada e sanitizada do alternativo.


   Sabendo disso, é errado comprar em lojas populares?

  Vou ser completamente honesta com vocês, eu não vou te julgar por comprar em varejistas populares brasileiras e nem por comprar em lojas como a Shein. Mas, eu acho que precisamos refletir muito antes de sair comprando nesse tipo de loja.
  A partir do momento que encontramos identificação numa subcultura e optamos por fazer parte dela, estamos representando uma comunidade que possuí suas ideias e valores.
  Eu sempre prego que ser gótico é apenas uma parte de quem somos, porém qual o sentido de fazer parte de uma subcultura e ignorar todo o pensamento crítico por trás dela?


  Com isso em mente, o que eu recomendo é que você pense antes de comprar. Reflita se realmente precisa e vai usar, e de preferência compre peças que possuam um material melhor, que durem por mais tempo. 
  Não é o fim do mundo comprar em lojas fast fashion, mas não seja dependente delas para ter um visual. Seja criativo, compre em pequenas lojas locais, brechós, encomende uma roupa com uma costureira, ou até mesmo tente criar algo. O processo de buscar peças diferentes pode ser muito divertido!


  ₊ ⊹ Opções de lojas (Baratas)

  Brechós: existem algumas opções online como Enjoei, ou até mesmo alguns itens usados na Shopee em ótimo estado. Além disso, no caso de brechós físicos, eu recomendo muito os de igreja. Brechós de igreja costumam ter muitas saias, blusas sociais, vestidos e várias peças que podem ser estilizadas para vários visuais. Além disso, costumam ter preços bem baixos e serem muito organizados.

 ༝ Lojas locais ou pequenas: As famosas lojas de centro, ou como costumam chamar aqui no RJ, lojas muvuca/povão. Essas lojas são ótimas para nós que temos pouco dinheiro. É possível comprar peças básicas e estilizar, principalmente para o verão. Essas lojas costumam ter shorts e regatas que ajudam muito a montar visuais para dias quentes. A qualidade do tecido infelizmente não costuma ser das melhores, mas às vezes é possível achar algumas coisas que valem a pena, de qualquer modo essas lojas ajudam muita gente a ter acesso a diferentes tipos de peças. Atualmente muitas dessas lojas também vendem online, principalmente na shopee, e honestamente algumas tem uma qualidade boa pelo preço.

 ༝ As polêmicas Fast fashion: Como mencionei anteriormente, lojas como Shein tem muitos pontos negativos no sentido ético. Mas, é preciso ter em mente que infelizmente essas lojas acabam sendo a única opção para alguns tipos de peças. Não só no quesito variedade, essas lojas costumam fornecer mais opções de tamanhos, desde tamanhos plus size, até tamanhos bem pequenos. Portanto, novamente: Comprem mantendo consciência, pensem antes de comprar. Mas não é o fim do mundo comprar uma vez ou outra. Principalmente se você não encontra a peça que você deseja em outros lugares.

   ₊ ⊹ Opções de lojas (caras)
  
   Marcas nacionais: Existem várias marcas de roupas alternativas no Brasil, porém infelizmente a produção dessas peças não é barata. Não só o gasto com tecido, mas todo o processo de montagem das peças exige um gasto elevado, é importante destacar que boa parte dessas marcas são Slow Fashion. São produções lentas, geralmente sob encomenda. A vantagem é que os tecidos dessas roupas costumam ser de ótima qualidade. Além disso, algumas dessas lojas possuem designs únicos e exclusivos. Ah, e atualmente muitas possuem uma grande variedade de tamanhos. 

 Marcas estrangeiras: Conseguem ser ainda mais caras que as nacionais, principalmente por causa dos impostos terríveis atuais. Quando me refiro à marcas do exterior não estou falando de grandes varejistas, e sim de marcas alternativas. Essas marcas podem ser muito diversificadas, é um mundo que infelizmente é item de luxo para nós brasileiros. 


  Conclusão e complementos ˖⁺‧₊˚ ♡ ˚₊‧⁺˖

  Infelizmente no Brasil é bem mais difícil montar visuais alternativos do que em outros lugares do mundo, mas isso não significa que seja impossível. Nosso país é lotado de pessoas criativas, e acredito que seja possível criar visuais fascinantes improvisando com o que temos. 
 Recentemente eu fiz o meu primeiro tutorial DIY no canal, onde ensino como estampar roupas usando folha DTF (Clique aqui para assistir). E também tenho alguns vídeos onde abordo visuais alternativos sustentáveis. Não deixe de dar uma olhada por lá! Espero que tenham gostado desse post.

    Até mais! ✩₊˚.⋆☾⋆⁺₊✧

Nenhum comentário:

Postar um comentário